domingo, 13 de outubro de 2013

Antioxidantes das frutas

Morango
O morango é uma excelente fonte de sais minerais, vitamina C e ácido salicílico, uma substância recomendada para o tratamento de gota e reumatismo.
Age como antioxidante, prevenindo contra a arteriosclerose e o envelhecimento da pele.
As fibras contidas no morango auxiliam no controle do  colesterol, ajudam o intestino a funcionar bem e afastam o risco de diabetes.
O fósforo, magnésio e potássio contidos no morango auxiliam no funcionamento do sistema nervoso.
A Pectina encontrada  auxilia no combate do câncer de próstata e a prisão de ventre.
A vitamina B5 (niacina) contida no morango protege contra reumatismo e problemas de pele.
A vitamina C age contra infecções, cicatriza ferimentos e afasta gripes.
Além disso, reduz o inchaço, auxilia na formação de colágeno, dando firmeza a pele.
Pode ser consumidos em vitaminas, foundes, sucos, saladas de frutas e decoração de pratos.
Cada 100g de morango tem em média 43 kcal.

Laranja lima
É  muito rica em vitamina C, que tem como principais funções auxiliar o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização de feridas. Contém também potássio, o que lhe confere propriedade diurética.A vitamina C oxida e se perde com facilidade. Portanto, só descasque a laranja se for consumí-la imediatamente.
A vitamina C ajuda a combater o envelhecimento precoce das células e previne contra doenças infecciosas. Já o potássio garante o bom funcionamento do sistema nervoso, da contração muscular e do equilíbrio de sais no organismo. As fibras contribuem para regularizar o funcionamento gastrointestinal.
Cada 100 g de laranja lima possuem 46 kcal.

Banana prata
A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A.
A banana contém 3 açúcares naturais: Sucrose, frutose e glicose que combinada com fibras, te dá um substancial aumento de energia.
O consumo de banana auxilia no tratamento:

Depressão:Pesquisa feita com pessoas que sofrem de depressão, muitos se sentiram melhores depois de comer banana. Isso por causa do triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, que é conhecida por fazer você relaxar e melhora seu humor, fazendo com que fique mais alegre.

Pressão Arterial: Por se altamente rica em potássio, portanto baixa quantidade de sódio, ela é a fruta para se combater a pressão alta.

 Constipação: Rica em fibras, se incluir banana na sua dieta, pode ajudar a equilibrar o intestino sem ser necessário o uso de laxantes.

Sistema nervoso: Banana é rica em vitaminas do complexo  B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.
  Cada 100g 98 kcal

Jabuticaba

Os mais vaidosos (e vaidosas) também têm na jabuticaba uma aliada para a pele. A fruta é rica em antocianinas, um tipo potente de antioxidante que atua na eliminação de moléculas instáveis de radicais livres, ou seja, é ótima para prevenir rugas. 
 A polpa branca da jabuticaba, que é a parte que geralmente consumimos, é rica em ferro, fósforo, vitamina C, niacina, além de uma vitamina do complexo B que auxilia na digestão e ajuda o organismo a eliminar toxinas.
Já a casca, que costuma ser descartada, contém pectina – uma fibra que auxilia no combate ao colesterol e antocianinas – uma substância com alto pode antioxidante. Isso significa que, ao consumir também a casca da fruta, você está contribuindo com o combate de radicais presentes no seu organismo e, assim, se previne de muitas doenças.
Cada 100g tem 58 kcal

Abacaxi
 O Abacaxi possui em sua composição a enzima bromelina, utilizada em muitos medicamentos como anti-inflamatórios, digestivos e xaropes expectorantes.
A Bromelina está presente em todas as partes do Abacaxi, porém é encontrada em maior quantidade no caule do Abacaxi.
Além  das delícias que o abacaxi oferece, esta fruta promove saúde para quem faz uso diário. Sua polpa é ácida, mas muito refrescante, com muitas vitaminas presentes. O suco de abacaxi é uma fonte de vitaminas: A, B1, C.
Cada 100g tem 48 kcal.

As frutas citadas acima podem ser consumidas em geleias diets, sucos, sobremesas  e ao natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário