Como educar as crianças para uma alimentação saudável?
O que é fundamental na formação de uma criança?
Para cada fase da vida, a alimentação tem uma importância diferente, mas é essencial em todas elas.
O alimento ideal para um bebê, do nascimento até o 6º mês de vida, é o leite materno, que contêm todas as substâncias de que ele precisa e protege contra doenças. O ato de amamentar é uma demonstração de amor e carinho da mãe para o filho.
Na infância, os objetivos principais da alimentação são:
Crescimento
Os ossos, músculos, pele e órgãos aumentam de tamanho e os alimentos devem fornecer as substâncias de que nosso organismo precisa para que isso aconteça;
Desenvolvimento
É durante a infância que aprendemos a ler, a escrever, temos que estudar, gostamos de correr, pular, etc. O corpo e a mente têm que se desenvolver para conseguir realizar essas mudanças e isso se dá através da alimentação.
Uma boa alimentação na infância ajuda ter e a manter um peso saudável.
Aonde os pais costumam errar?
se comer bem , isto é, mudar os maus hábitos alimentares e adquirir os bons.
Trata-se de um novo estilo de vida, de ampliar conceitos, mudar costumes... o que não é nada fácil, ainda que possível. E é acreditando nessa possibilidade que se deve dar muita importância e ênfase à educação alimentar.
Esse aprendizado pode e deve ocorrer em qualquer lugar, mas a escola é um espaço privilegiado para o estudo da alimentação e da nutrição como ciência, arte, técnica e história. A escola deve atuar como um laboratório em permanente atividade de busca, de inquietação, de interrogações sobre o homem e as suas condições de vida, pois é nesse mesmo local que se revelam as dificuldades que existem fora dele e onde estas podem ser solucionadas. O processo de educação alimentar deve contar com a participação de toda a família,especialmente quando se trata de mudar os hábitos das crianças pois elas se espelham nos adultos, o que torna de igual importância o exemplo dos professores e educadores. Uma questão para se refletir diz respeito aos produtos vendidos nas lanchonetes das escolas, pois a maioria desses produtos não apresenta valor nutritivo e são apenas fontes de gorduras e calorias extras.
O que deve ter na alimentação infantil? Cite 5 principais alimentos.

Grupo dos vegetais e grupo das frutas: esses dois grupos apresentam funções semelhantes,pois fornecem todas as vitaminas, minerais e fibras de que precisamos para que o organismo funcione bem. Esses alimentos são chamados de reguladores, pois ajudam a controlar as reações que ocorrem no nosso corpo;
Grupo dos vegetais e grupo das frutas: esses dois grupos apresentam funções semelhantes,pois fornecem todas as vitaminas, minerais e fibras de que precisamos para que o organismo funcione bem. Esses alimentos são chamados de reguladores, pois ajudam a controlar as reações que ocorrem no nosso corpo;
Grupo das carnes, feijões, ovos e nozes: prefira as carnes magras, o frango sem pele e o peixe . Esses alimentos são chamados de construtores , pois são ricos em uma substância denominada proteína, responsável pela “construção dos músculos”;
do leite e derivados: são importantes fontes de cálcio, um mineral responsável pela formação de ossos e dentes. Além disso, também são alimentos construtores, ou seja, também ajudam na construção dos músculos;
Grupo dos açúcares e gorduras: encontram-se na parte superior da pirâmide, são o grupo de alimentos que deve ser consumido em menor quantidade.
O que nunca deve ter na alimentação infantil.
As refeições não devem ser realizadas diante da televisão ou computador.
As crianças devem ser orientadas sobre a alimentação,os alimentos devem ser ofertados para que ela experimentem diversas cores e sabores,mas o momento da refeição deve ser harmonioso e não de castigo.
O que as escolas erram na alimentação infantil, começando pelas tentadoras cantinas.
Na minha opinião as crianças deveriam levar os lanches de casa,pois elas ainda não tem o entendimento dos malefícios que os salgadinhos, doces, refrigerantes,frituras e alimentos industrializados fazem para o nosso corpo e que devem ser consumidos com controle, sem exageros.
Quanto é prejudicial a obesidade infantil. Tem algum dado? O qto a alimentação na fase infantil influencia nas doenças adquiridas por adultos?
Conseqüências desastrosas quando se valoriza alimentos supérfluos como é o caso de biscoitos, doces e salgadinhos , contribuem para o desenvolvimento de doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial, etc.
A Organização Mundial de Saúde passou a considerar a obesidade como um problema de saúde pública tão preocupante quanto a desnutrição.
No Brasil, estima-se que a obesidade infantil atinja 20% das crianças. A obesidade é um problema sério em todas as regiões do país.
São quatro os fatores que ajudam o indivíduo a engordar: ou ele come muito ou tem gasto calórico diminuído ou acumula gorduras mais facilmente ou têm mais dificuldade de queimá-las.
Todas essas condições ocorrem não apenas por mecanismos orgânicos mas também devido a fatores genéticos.
Conseqüências:
Diversas doenças e condições clínicas estão associadas à obesidade. Alguns exemplos são:
4Apnéia do sono;
4Acidente vascular cerebral, conhecido popularmente como derrame cerebral;
4Fertilidade reduzida em homens e mulheres;
4Hipertensão arterial ou “pressão alta”;
4Diabetes melito;
4Dislipidemias;
4Doenças cardiovasculares;
4Cálculo biliar;
4Aterosclerose;
4Vários tipos de câncer como o de mama, útero, próstata e intestino;
4Doenças pulmonares;
4Problemas ortopédicos;
4Gota.
Com qtos anos uma criança pode começar uma dieta? Qto antes melhor?
No caso de crianças não falamos de dietas ,mas em reeducação alimentar.Não tem idade,assim que se diagnostica o problema o quanto antes melhor.
O que melhora com a alimentação saudável?
Uma alimentação saudável evita o aparecimento de doenças, desde uma simples gripe ou resfriado até doenças mais sérias como a obesidade e a desnutrição .
Torna-se explícita, a importância da educação nutricional para que o consumidor saiba o real significado de uma alimentação saudável e seja capaz de fazer suas compras de modo consciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário