domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cuidado com a alimentação garante pique no carnaval

Com as grandes festas que acontecem durante o período do carnaval, diversas pessoas esquecem de realizar uma boa alimentação e acabam adoecendo ou esgotando o corpo. No entanto, segundo a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, proprietária da clínica Consultoria Alimentar, como os foliões perdem bastante líquido e gastam energia por causa da alta temperatura e eventos, deve-se manter o corpo hidratado com sucos, água de coco, água e evitar refrigerantes. “Para quem gosta de beber uma cerveja, é importante intercalar com a água natural. Mas cuidado com o excesso, pois oito latinhas significam 980 calorias”.
Além dessa dica, Rita de Cássia Leite Novais comenta que antes ou durante o baile, shows ou desfiles, é necessário ser ingerido um lanche natural ou fruta. “As barras de cereais são uma boa opção também, pois são práticas, gostosas e possuem em sua composição carboidratos e fibras”.
“As frutas podem ser ingeridas cruas. Servem para hidratar e são excelentes fontes de carboidrato. Como exemplos têm a ameixa, frutas cítricas, maçã com casca, melão, pêra com casca, pêssego e melancia”.
Vale ressaltar que nem sempre os lanches naturais são uma boa opção, pois se for mantido fora de refrigeração, a maionese e os frios estragarão. Outro cuidado é com os petiscos preparados em “barraquinhas” sem acondicionamento térmico visto que pode levar a uma intoxicação alimentar. A nutricionista da clínica Consultoria Alimentar, Rita de Cássia Leite Novais explica que nesta época, é bom evitar a ingestão de carnes e comidas gordurosas porque demoram mais para serem digeridos.
Para quem quer aproveitar o carnaval sem “conseqüências” desagradáveis durante ou após o festejo, é recomendado se alimentar a cada 3 horas com refeições leves. “Porém, a boa alimentação começa no café da manhã com sucos e iogurte desnatado que ajudam a hidratar e a fornecer os nutrientes adequados para o organismo”, diz Rita de Cássia Leite Novais.
A nutricionista sugere que no almoço e no jantar é sempre bom dar preferência aos grelhados, verduras e legumes. Os vegetais também são ricos em fibras, importante para a reposição de minerais que são eliminados pelo suor. “A reposição de minerais é necessária, pois hidrata e mantém o pique na hora da folia”.
Os minerais são encontrados na abobrinha, aipo, alface romana, rúcula, agrião, alho, pimentão, broto de feijão, aspargos, brócolis, cebola, cogumelos, tomate, abóbora, couve-flor, berinjela, escarola, couve, gengibre.
As fibras também são importantes nas refeições principais e garantem uma sensação de saciedade e auxiliam no funcionamento intestinal. São elas, a aveia, feijões, lentilha, soja, linhaça, centeio. “Se possível incluir azeite de oliva extra-virgem, castanha do Pará, nozes e amêndoas durante as refeições, pois são alimentos com atividades antioxidante e anti-inflamatória que ajudam o organismo a ter resistência nos dias de muito gasto calórico prevenindo infecções”, garante a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário