domingo, 3 de fevereiro de 2013

COMO SE ALIMENTAR NO VERÃO


Não é necessário ser radical e cortar todos os alimentos gordurosos, porém, o exagero neste tipo de comida é o maior fator de risco para problemas ocasionados durante o verão.. O principal a ter em mente é consumir principalmente alimentos que sejam de fácil digestão e muito líquido. Esses dois fatores, trabalhando juntos, garantirão um verão muito mais saudável e um começo de ano muito mais feliz.
 No verão é comum o organismo das pessoas se desidratarem  pois, com o excesso de calor os indivíduos transpiram e perdem mais líquidos. Ingira  bastante água, uma boa opção para hidratar o corpo é o consumo de água de coco e sucos naturais.
A alimentação saudável, rica em vegetais e líquidos, além de pobre em gorduras insaturadas e açúcares, ajuda o corpo a ficar mais hidratado e protegido.
Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos.
 - Alimentos a serem evitados: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.
- Frutas e legumes como mamão, cenoura, abóbora, manga e acerola preparam a pele para um bronzeado bonito e duradouro e são responsáveis em evitar o envelhecimento precoce, pois são ricos em betacaroteno.
 - Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).
- Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como peito de peru, frango e queijos magros (ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.
- Ingestão de líquidos devem ser frequente (água, sucos naturais, chás e água de coco). Crianças e idosos necessitam de uma atenção especial, pois tendem a desidratar mais facilmente.
- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.
- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
- Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.
- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. Procure saber a procedência dos alimentos.
- Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.
Pratique exercícios físicos e outras atividades que envolvam muito movimento, como a dança, por exemplo
Consuma mais frutas e verduras, pois são ricas em água (ajudando na hidratação), vitaminas e sais minerais ajudam a regular o peso e o funcionamento do intestino.
  Ingira alimentos ricos em zinco(  carnes bovinas, peixes, aves, leite e derivados, ostras, mariscos, cereais, nozes e feijão ),como a vitamina C o zinco é um antioxidante e age no combate as ações nocivas dos radicais livres relacionados ao envelhecimento.A deficiência de zinco pode causar a diminuição da percepção gustativa, alterações na pele e unhas e debilidade no sistema imunológico.
O licopeno possui atividade antioxidante é  fundamental na defesa contra o estresse oxidativo no corpo humano e contribui para a proteção da pele. Alimentos fontes dessa substância são: tomate, melancia, mamão, morango, goiaba e pitanga.
A vitamina E protege contra os danos nas células, o envelhecimento e os  radicais livres.Os óleos vegetais (como os de girassol, de milho, de soja ou de oliveira) são abundantes de vitamina E.
A vitamina C protege contra o envelhecimento, estimulam a produção de colágeno, o que retarda o envelhecimento da pele. Como antioxidante a principal função da vitamina C é neutralizar os radicais livres, acerola, agrião, alface, goiaba, laranja, limão, kiwi, rúcula, pimentão, abacaxi, morango, etc são boas fontes de vitamina C.
Uma alimentação colorida, variada e rica em frutas, verduras e legumes deve ser estimulada. A grande oferta desses alimentos no verão permite um fornecimento adequado de vitaminas e minerais, o que auxilia no bronzeado e na saúde. É importante  manter a pele hidratada e utilizar o protetor solar. Além desses alimentos, que são ricos em água, deve-se tomar cerca de dois litros de líqüidos ao dia ( água de coco, sucos e chás gelados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário