sábado, 16 de fevereiro de 2013

Beneficio dos condimentos


Salsa
 A salsa contém apiol que é um dos constituintes do estro-gênio , estimulante, diurética, anti-séptica. É excelente como diurético para o tratamento de retenção excessiva de água , o suco de salsa evita a formação de gases no estômago e nos intestinos. pele. Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro.
Cem gramas  fornecem 48 calorias, 3,82g de proteínas, 4,82g de hidratos de carbono e 1,39g de gorduras. A salsa é rica em ferro (5.5mg/100g), cálcio (245mg/100g), potássio (1mg/100g), vitaminas (contém  166mg de vitamina C por 100g.
 Pimenta
 A capsaicina é um alcalóide presente na pimenta, cuja formação estrutural é muito semelhante à do ácido aracdônico, o que faz com que ela atue por meio do mecanismo competitivo, bloqueando enzimas que metabolizam mediadores pró-inflamatórios.
Quanto mais ardida a pimenta, mais capsaicina ela tem, o consumo de pimenta é indicado uma pequena quantidade na refeição. Isso porque ela também ajuda na produção de endorfinas que trazem sensações de prazer e bem-estar e auxilia na queima de calorias  pelo aumento da termogêne. Esse efeito só é verificado acompanhado de uma alimentação equilibrada, pobre em gorduras trans, saturadas, carboidratos refinados.
 A pimenta é um  analgésico natural, possui  ação anticarcinogênica, pois induz a apoptose (destruição) de células cancerígenas
Pesquisas indicam ainda que ingerida durante as refeições libera catecolaminas que diminuiriam o apetite, fazendo com que você coma menos.
São um alimento extremamente nutritivo. Contém vitamina A, B e C além de quantidade significante de magnésio, ferro e aminoácidos. O Ácido Fólico e o Betacaroteno presentes nas pimentas tem poderes anti-cancerígenos.
A pimenta possui 27kcal em 100g do alimento.
 Vinagre de maçã
 vinagre de maçã contém mais de trinta elementos nutricionais, destacando-se entre eles a vitamina B12, ácido fólico, ferro e potássio. Também possui enzimas essenciais e diversos outros minerais como fósforo, cloro, sódio, magnésio, cálcio, enxofre, fluor e sílicio. betacaroteno, antioxidantes, aminoácidos essenciais, é fonte de pectina, ácido que ajuda a aumentar a sensação de saciedade e diminuir o apetite, além de auxiliar nos processos digestivos e diminuir o colesterol, ajudando assim nas dietas de emagrecimento. Contém ainda ácido málico, que sintetiza as reações químicas dentro das células para a produção de energia em nosso corpo.
O vinagre de maçã tem 63kcal em 100ml do produto.
 Orégano
É  um bom expectorante, anti-inflamatório e antisséptico das vias respiratórias. É muito bom para calmar a tosse, pois desinflama os brônquios e ajuda a eliminar as bactérias em casos de problemas respiratórios causados por infecções.
É uma das plantas com efeitos antioxidantes mais poderosos, graças ao seu conteúdo de timol e outras sustâncias. Atualmente está sendo pesquisada para tratar doenças como o HIV e o câncer.
Fonte rica em antioxidantes. Isto ocorre devido a presença de duas substâncias, em especial o ácido fenólico e os flavonoides.
O orégano possui vitamina A, cálcio, potássio, ferro, uma colher de chá de orégano possui 6 kcal.
 Alho
 O alho  possui propriedades antimicrobianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação.
É rico em vitamina A, B2, B6,B5, C, aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo, magnésio), fibras e enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina.
O alho possui 113kcal em 100g do produto
A alicina auxilia na hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças aterosclerótica,  prevenção de resfriados e outras doenças infecciosas, e de tratar infecções bacterianas e fungicas.
 Manjericão
 As folhas do manjericão são ricas em vitamina A e C, além de ter vitaminas B1, B2 e B3 , cálcio, fósforo e ferro, possui 23kcal em 100g de manjericão.
O consumo de manjericão auxilia na digestão, diminui a formação de  gazes, azia, facilita o funcionamento dos intestinos, tem ação sudorífera e diurética,  auxilia na boa circulação e no combate às dores reumáticas.  É bom para tosses, resfriados, vômitos, aftas, mau hálito e para compressas nos bicos doloridos das lactantes.
 Vinagre Balsamico
 O vinagre, à semelhança do vinho, possui antioxidantes e flavonóides, substância que está associado com uma redução no risco de desenvolvimento de doenças crônicas, bem como as cardiovasculares. Um estudo realizado em 2006, pelo pesquisador Robert Vogel da Universidade Maryland, nos Estados Unidos, revela que o balsâmico associado ao azeite de oliva, ajuda a reduzir a repentina inflamação e oxidação das artérias, pois preservam a elasticidade e flexibilidade das artérias independente dos níveis de colesterol. 
Segundo o estudo, as dietas ricas em gordura atrapalham a produção de óxido nítrico, uma substância necessária para manter as artérias flexíveis. Com o tempo, isso pode causar o endurecimento dessas artérias e aumentar os riscos de doenças cardíacas. O vinagre balsâmico aliado ao azeite de oliva é benéfico porque contém arginina, um aminoácido usado pelo corpo para produzir óxido nítrico. 
O vinagre balsâmico é o mais refinado de todos os tipos de vinagre, feito a partir da fermentação de uvas, tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.
100ml de vinagre balsâmico possui 65kcal, possui cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, zinco, cobre e manganês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário