sexta-feira, 22 de março de 2013

DICAS DE COMO SE ALIMENTAR NO OUTONO


No outono devemos dar preferência  ao consumo de alimentos que fortaleçam  o sistema imunológico para evitar gripes e resfriados.
Segue algumas propriedades dos alimentos.
Banana prata: rica em  potássio, é importante para a contração dos músculos. É rica em fibras  aliviando e restaurando o intestino após a prisão de ventre .
Laranja: rica em vitamina C, cálcio fósforo e ferro. Melhora a imunidade e apresenta vários antioxidantes, que ajudam a reduzir o colesterol, as inflamações.
Pêra: rica em vitaminas vitamina A, B1, B2 e C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, niacina, sódio e fibras. Pode ser utilizada para prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, além de auxiliar o sistema nervoso e na formação dos ossos e dentes.
Substitua os doces por frutas, uma boa dica é consumir a banana esquentada no microondas com  canela.
Para diminuir a sensação de fome, aumente o consumo de fibras, que além de ajudar no funcionamento do intestino, proporciona uma sensação de saciedade.
 Para esquentar o corpo, os alimentos quentes são sempre bem-vindos como: sopas e caldos preparados com legumes e verduras que estão na safra e escolha os de  menor valor  calórico. Evite utilizar creme de leite, torradas, queijo ralado ou massas.
Limão: rico em flavonóides cítricos, como a vitamina C, tem importante função antioxidante (combate os radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce, a alguns cânceres entre outras doenças). Apresenta alto teor de sais minerais. Fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos capilares sanguíneos .

Maçã: contém vitaminas B1, B2 e niacina, e minerais como ferro e fósforo. É rica em pectina, que se liga a toxinas e ao colesterol, expelindo-as.
Maracujá: rica em vitamina C e vitaminas do complexo B (B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos. As vitaminas do complexo B têm como função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, além de serem essenciais ao crescimento e evitarem a queda dos cabelos. Cálcio e fósforo são os minerais que participam da formação de ossos e dentes, da constituição muscular e da transmissão normal dos impulsos nervosos. Já o ferro contribui para a boa formação do sangue.
Mexerica/Tangerina: fonte de vitaminas A, B e C. A vitamina C. A vitamina C também ajuda a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro de outros alimentos. 
Melancia: contém alto teor de água, o que ajuda na hidratação. Apresenta  vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Mamão : constitui um excelente alimento, pois é rico em sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio, que participam na formação de ossos, dentes e sangue, evitam a fadiga mental, produzem energia e ajudam a manter o equilíbrio interno do organismo; vitamina A, que protege a pele e a vista; e vitamina C, que fortalece os ossos e gengivas  e tem propriedades laxativas.
 Moyashi:  também conhecido como broto de feijão, é um alimento com alto valor nutritivo por conter grandes quantidades de sais minerais com Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B. Os sais minerais são importantes para o organismo, pois contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Já as vitaminas do Complexo B são essenciais ao crescimento, à boa digestão, evitam a queda dos cabelos e infecções da pele.
Almeirão : possui um baixo teor calórico, da mesma forma que todos os folhosos. Além disso, possui cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, do complexo B (B2 e Niacina) e vitamina C em menor quantidade.
 Chuchu: é uma hortaliça de sabor suave, fácil digestibilidade, rica em fibras e pobre em calorias. Destaca-se como fonte de potássio e fornece vitaminas A e C.
Mandioca: É boa fonte de energia, minerais e vitaminas C e do complexo.
 Abóbora:  é um ótimo alimento que deve fazer parte da sua dieta por ser pobre em colesterol, sal e gordura saturada e rica em água, vitaminas  A, B6, C e E. Eles são ricos em magnésio, fósforo, ferro, folato, niacina e tiamina, betacaroteno .
Berinjela:  as  vitaminas encontradas são as vitaminas A, B1, B2 e C. Além disso, ela destaca-se por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais; uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal e formação do bolo fecal; além de ser considerada como um alimento que fornece poucas calorias, auxiliando no controle do peso.
 No outono ingerir líquidos é altamente recomendável para combater a secura da estação e manter a hidratação do corpo.
 Prepare o chocolate quente com leite desnatado e  chocolatado diet;
Nas estações mais frias como outono e inverno, nosso organismo gasta mais energia para a manutenção da temperatura corporal. Na verdade, essa elevação do gasto energético é discreta, não sendo grande o suficiente para justificar o aumento da ingestão de calorias. Acredita-se que no Brasil, onde o outono-inverno são mais amenos, esse aumento não chegue a 10% do gasto diário calórico para manter o organismo funcionando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário