sábado, 25 de maio de 2013

Que tal preparar um jantar romântico para seu amado no Dia dos Namorados com baixo valor calórico?

A nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da Clínica Consultoria Alimentar, em São Paulo, montou um cardápio especial, saudável e light. E o melhor: tem vários alimentos afrodisíacos, como aspargos, cogumelos e morangos. Experimente!

Entrada

Para abrir o apetite, ofereça espetinhos de peito de peru com melão. Essa fruta, além de gostosa, tem pouquíssimas calorias e muitas fibras e água, que facilitam a perda de peso. Já o peru é uma carne bem magrinha e com pouca gordura, por isso, não vai pesar muito no estômago. Cada espetinho tem apenas 44 calorias.

Bebidas
O ideal é preparar sucos com frutas pouco calóricas, como a melancia (1 fatia pequena tem 33 calorias) e o limão (1 unidade tem cerca de 10 calorias).

Se você é fã de bebidas alcoólicas, pode incluí-las no jantar, mas desde que não ultrapasse um copo durante a noite. A nutricionista Rita de Cássia recomenda uma taça de vinho tinto ou de champanhe (as duas contém, em média, 80 calorias). Já a taça de vinho branco é mais calórica: 140.

Sopa

Inclua no menu uma sopa quentinha! Que tal um creme de aspargo? Cerca de 100 ml desse caldo contêm 183 calorias. “Esse vegetal tem vitaminas do complexo B e minerais, como cálcio, ferro, fósforo, fonte de glutationa – um antioxidante que combate o envelhecimento celular”, afirma a nutricionista Rita de Cássia.

Salada
Não pode faltar verdura fresca no prato! Prepare uma salada de rúcula com palmito e regue com um fiozinho de azeite de oliva. Cada porção tem só 25 calorias. A rúcula contém ferro, que afasta a anemia, e potássio, participante das contrações musculares. Já o palmito é rico em cálcio, mineral bom para os ossos.

Prato principal
Massa sempre combina com jantares românticos. A nutricionista Rita de Cássia dá uma sugestão bem gostosa: penne com brócolis e cogumelos. A massa pode ser integral, que é mais nutritiva e contém muitas fibras, que dão sensação de saciedade mais rapidamente. Os cogumelos, ricos em  sais minerais e vitaminas, combatem a fadiga e afastam as infecções. Já o brócolis tem ácido fólico, bom para os sistemas nervoso e imunológico. Uma porção dessa receita tem apenas 120 calorias. Se quiser uma versão um pouquinho mais calórica, troque os cogumelos por atum.

Sobremesa
Você gosta de morangos? Pois saiba que eles são pouco calóricos e afrodisíacos. Uma porção de 5 unidades tem só 34 calorias. Os morangos são repletos de sais minerais e vitaminas, como a B5, (conhecida também como niacina). Ela evita problemas de pele, no aparelho digestivo e no sistema nervoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário