domingo, 16 de junho de 2013

Dicas do que comer na festa junina

Festas juninas, embora cada região brasileira celebre as festas juninas de um jeito diferente, existe algo em comum: a oferta de alimentos e bebidas é muito variada: canjica, pamonha, milho cozido, pipoca, maçã do amor, arroz doce, bolo de fubá, curau, cuscuz, pé de moleque, tapioca, quentão, entre outras.
O Que Comer?
Opte por comer os alimentos de festa junina nos horários do almoço e jantar. Nestes horários diversos grupos de alimentos são ingeridos, o que favorece a substituição.
 Os pratos juninos também podem ter opções leves e as calorias a mais gastamos dançando e brincando, porém podemos fazer escolhas saudáveis.
O milho é um alimento de alto valor nutritivo, apresenta na sua composição, além de carboidratos, vitaminas A e C, folato, tiamina, potássio e ferro e fibras, Opte por uma versão sem sal e sem margarina (mais light) uma unidade fornece 138 calorias.
A batata doce Importante fonte de carboidratos e beta caroteno, uma unidade cozida fornece 77 calorias.
O pinhão apresenta na sua composição nutricional: cálcio, magnésio e fibras, uma unidade fornece 20 calorias.
A pipoca apresenta vitaminas do complexo B, zinco, potássio e fósforo. O grão  ajuda a tonificar o estômago, a prevenir a ansiedade e a melhorar a digestão. A alta quantidade de antioxidantes colabora para diminuir o risco de distúrbios cardiovasculares, uma xícara de chá de pipoca estourada sem óleo tem 30 calorias.
A paçoca contém vitamina E que é um poderoso antioxidante, porém é bem calórico de deve ser consumido com moderação, uma porção de 30g tem 98 calorias.
 O doce de abóbora contém vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e vitamina A, importante nutriente para o organismo.  Mas não consuma em excessos. Uma porção de 100g com coco têm em média 250 calorias.
O espetinho de frango de 100g tem em média 160 calorias e o de carne sem gordura 190 calorias.
É importante lembrar que as bebidas alcoólicas não devem ser consumidas de estômago “vazio”.
O vinho quente é acolhedor e cai muito bem nos dias frios. Vários estudos já comprovaram a eficácia do vinho para o coração, mas nem por isso devemos exagerar 120 ml de vinho quente tem 150 calorias.
O quentão é feito de gengibre, possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e auxilia na digestão é calórico devido à quantidade de bebida alcoólica e deve ser ingerido com moderação, 100 ml de quentão possui 300 calorias.
Dicas para quem não quer engordar nas festas juninas
1. Cuidado com a quantidade. Os alimentos de festa junina geralmente são muito calóricos.
2. Cuidado com o quentão ou o vinho quente. O álcool também apresenta muitas calorias e deve ser consumido com bastante moderação, especialmente nas receitas que têm açúcar.
3. Para aproveitar a festa sem se preocupar tanto com os quilinhos a mais, o ideal é diminuir a quantidade, ingerindo pequenas porções.
Confira quantas calorias têm alguns doces
Arroz doce (1 xícara de chá): 330 kcal
Canjica (1 colher sopa): 40 kcal
Curau (1 xícara de chá): 231 kcal
Cuscuz (1 pedaço): 190 kcal
Maçã do amor (1 unidade): 352 kcal
Pamonha (1 unidade): 195 kcal
Pé de moleque (1 unidade): 120 kcal

Caso opte em fazer os pratos em casa, segue algumas dicas que podem diminuir o valor calórico dos pratos:
Cuscuz: o cuscuz é composto basicamente de farinha de milho, atum, ervilha e condimentos. Para tornar esse alimento mais saudável, podemos substituir o atum enlatado em óleo, por atum enlatado em água.
O bolo de fubá esse é composto de fubá, leite, ovos e açúcar. Tomar cuidado com a quantidade de açúcar a ser adicionado. O leite integral pode ser substituído por leite desnatado, tornando assim menos gorduroso.
A paçoca e o pé de moleque podem ser adquiridos na versão diet.
O curau é composto por milho, leite condensado e leite. Podemos deixá-lo com valor calórico reduzido usando leite desnatado e leite condensado diet.
Na cocada também devemos tomar cuidado com o excesso de açúcar, podemos reduzir o valor calórico utilizando leite condensado diet.
O caldo Verde é um tipo de caldo muito consumido nessa época, composto de batata, couve e carnes salgadas ou embutidos. Deve ser consumido moderadamente, pois a batata é um tubérculo rico em amido e os embutidos são ricos em gorduras  e contém também nitrito e nitrato, os embutidos podem ser trocados por carne em pedaço de primeira sem gordura, desta forma o caldo ficará com um valor calórico e de sódio reduzido.

Aproveite as festa juninas com moderação e sem culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário