domingo, 8 de julho de 2012

Alimentação no inverno


Rita de Cássia Leite Novais sugere duas receitas de fondue e sopa nutritiva e menos calórica
Com a proximidade do inverno, a temperatura cai e a frequência na academia também. Além disso, inicia a temporada de encontros gastronômicos com sopas e fondues que fazem a balança subir os ponteiros.
No entanto, dá para passar o inverno se deliciando com alimentos quentes mas não necessariamente calóricos. “É tudo uma questão de quais ingredientes iremos utilizar”, comenta a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da Consultoria Alimentar.
Rita de Cássia explica que quando a temperatura diminui, a corpórea segue o mesmo passo. Para o tecido gorduroso manter o aquecimento, o corpo gasta mais energia e é por isso que procuramos alimentos mais gordurosos.
“Portanto, doces, frituras e molhos gordurosos costumam estarem inseridos nos cardápios de inverno. Busque substituir por alimentos assados, cozidos ou grelhados, molhos a base de vegetais como o de tomate e manjericão”, diz.
Pesquisa divulgada neste ano pelo Target Group Index, do Ibope Media, mostra que as mulheres solteiras são as que mais consomem chocolate no país. A nutricionista Rita de Cássia Leite Novais aconselha a trocar o chocolate normal pelo de 70% de cacau, meio amargo, que contém menos açúcar, além de ser rico em flavonoides – substâncias antioxidantes naturalmente encontradas no cacau. “Assim as mulheres poderão saciar a vontade com algo que lhe faz bem e continuar com o corpo em forma”.
Mas o alerta é claro: todo excesso é prejudicial. “Dá para substituir vários ingredientes por algo mais saudável. Porém, se o consumo for demais, aquilo será revertido em gordura ainda mais no inverno, época na qual somos mais sedentários”. A nutricionista da Consultoria Alimentar comenta que nesses períodos é comum a ingestão de chocolate quente. “Opte pelo chocolate desnatado e light”.
Na alimentação noturna no friozinho sempre vem à sopa. A nutricionista Rita de Cássia Leite Novais conta que é melhor evitar a preparação da sopa com excesso de óleo, queijos amarelos, creme de leite, carnes com alto teor de gordura, misturar mais de um tipo de carboidrato (arroz, macarrão, batata, aipim, inhame). “Prefira as sopas caseiras ao invés das industrializadas, pois estas contém alto teor de sódio ou são, muitas vezes, mais calóricas”.
“É importante também no inverno preparar o fondue com queijos magros, substituir o pão branco pelo integral. Os integrais contêm as mesmas calorias que as variedades feitas com farinha branca, mas são mais nutritivos por serem uma ótima fonte de fibras e conter mais vitaminas e minerais, além de prolongarem a sensação de saciedade”, alerta Rita de Cássia Leite Novais, da Consultoria Alimentar.  
Dicas de alimentos para o inverno:
Fondue de Queijo Light
Ingredientes:
-150gr de cottage
-100gr de cream cheese
-150ml de leite desnatado
-1/2 colher (sopa) margarina light
-1/2 colher (sopa) amido de milho
-Noz moscada à gosto
Modo de Preparo:
Derreta a margarina com o cream cheese. Depois, acrescente o leite desnatado com o amido de milho dissolvido. Mexa até engrossar. Tempere a gosto, com noz-moscada, e aos poucos adicione os demais queijos. Volte a mexer até ficar um creme homogêneo

Sopa de Legumes
Ingredientes:
-2 cenouras em cubos
-1 chuchu em cubos 
-2 abobrinhas em cubos 
-1 xícara (chá) vagem picada 
-2 tomates (sem pele) em cubos 
-1 talos de alho poró em rodelas 
-1 colher (sobremesa) azeite 
-sal à gosto 
-2 litros de água 
-2 colheres (sopa) salsa picada 

Modo de preparo:
Numa panela grande, refogar os legumes no azeite e temperar com sal a gosto. Acrescentar a água e deixar cozinhar por 10 minutos na panela de pressão.
 Desligar o fogo e coloque a salsa.
Servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário