
Os pais devem ficar atentos ao que as crianças andam comendo na escola,
mesmo que estejam levando alimentos saudáveis de casa, eles podem estar
consumindo guloseimas dos amigos. A
melhor forma é a orientação auxiliando-os nas escolhas dos
alimentos.
Segue algumas dicas:
-Colocar nas lancheiras
alimentos coloridos para atrair e estimular o prazer na hora de comer;
- Sucos de fruta, água de coco, iogurtes e
achocolatados são ótimas opções.
- Pães tipo bisnaguinhas, pão integral, cenoura, batata, milho, sanduíches saudáveis;
- Opções de
recheios: queijos ( dar preferência para
o queijo branco), geleias de frutas, requeijão, frios como: presuntos (sem capa de gordura), blanquet, peito de peru.
- Evitar ao máximo: refrigerantes, biscoitos recheados e waffer, salgadinhos, hambúrgueres, bolos industrializados, chocolates, balas e
chicletes.
-Incentive desde cedo a experimentar as
fruta, uma boa opção para levar é uva,
melão, banana, maçã, pera,
nectarina.
- Não colocar o pacote
inteiro de biscoitos no dia em
que a criança for levar o biscoito, 4 unidades é o suficiente.
- Cuidado com lanches que vão
queijos, frios, requeijão ou mesmo evitar levar iogurtes
ou produtos que necessitam de refrigeração. São alimentos fáceis de
estragar e dificilmente as escolas tem um refrigerador para armazenar o
lanche, leve-os em lancheira térmica com bolsa de gelo, mas cuidado a bolsa
vai aguentar por volta de 2 horas.Caso o lanche foi preparado de manhã e vá ser consumido a
tarde, não dá para arriscar com frios e iogurtes
- Quando for biscoitos
ou bolachas não deve colocar na lancheira o pacote inteiro. Sempre separa as
porções de 4 a 5 biscoitos para não correr o risco de a criança passar da quantidade adequada;
-Orientar a criança
quando ela for consumir salgados da cantina, escolher os assados e evitar as
massas folhadas.
- Sempre
coloque uma garrafinha de água na mochila. As crianças esquecem-se de beber água.
- Os achocolatados
possuem muita gordura e açúcar. Evite colocá-los todos os dias na lancheira.
.A maioria das mães não tem tempo para preparar um bolinho integral ou preparar um suco natural pela manhã.
Quando for ao mercado de preferência aos biscoitos com as menores quantidades de gordura e de
açúcar possíveis.
Bolinhos com recheio e cobertura devem ser evitados, pois geralmente contêm gordura trans.
Escolha os sucos de caixinha sem adição de açúcar e conservantes.
Prefira alimentos com
menor teor de sódio.
Os horários e rotina são fundamentais para construção de bons
hábitos alimentares, pois estes estão relacionadas ao processo de educação.
Comemos por fome, também comemos por ansiedade, por consolo ou recompensa, uma
infinidade de emoções e associações estabelecidas ao longo de nossas vivências.
As crianças que estudam de manhã não devem ir para escola em
jejum.Estudo mostram que o jejum provocam sonolência, falta de atenção podendo
levar a mal estar e desmaios.
O correto é que o estudante ingira no mínimo: uma fonte de cálcio e
proteína que pode ser o leite, o carboidrato que pode ser na forma de cereal e
uma fonte de fibras que é a fruta.
Já as criança que estudam na parte da tarde devem almoçar antes de irem
para a escola.Segue sugestão:

O cardápio equilibrado em
casa e na escola é fundamental e deve ser incentivada.
Observa-se que os primeiros anos
de vida são ideais para fornecer informações sobre nutrição e promover atitudes
positivas em relação aos alimentos, pois a medida que crescemos adquirimos
novos conhecimentos e conceitos, dificultando a mudança dos hábitos
alimentares.
Vários ambientes como: familiar, a mídia, os amigos o fast food vão influenciar a ingestão alimentar na infância. Os pais devem estar cientes dos problemas decorrentes de hábitos alimentares errôneos, pois ele vão contribuir para obesidade, deficiência de crescimento e desenvolvimento, etc.
Vários ambientes como: familiar, a mídia, os amigos o fast food vão influenciar a ingestão alimentar na infância. Os pais devem estar cientes dos problemas decorrentes de hábitos alimentares errôneos, pois ele vão contribuir para obesidade, deficiência de crescimento e desenvolvimento, etc.
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