domingo, 30 de setembro de 2012

Lanche escolar



Atualmente, a obesidade e o colesterol elevado têm aumentado nas crianças, prejudicando no crescimento, desenvolvimento e até no desempenho escolar. Os maus hábitos alimentares na infância podem acarretar em transtornos por toda a vida.
Os pais devem ficar atentos ao que as crianças andam comendo na escola, mesmo que estejam levando alimentos saudáveis de casa, eles podem estar consumindo guloseimas dos amigos. A  melhor forma  é  a orientação auxiliando-os nas escolhas dos alimentos.
Segue algumas dicas:
-Colocar nas lancheiras alimentos coloridos para atrair e estimular o prazer na hora de comer;

- Sucos de fruta, água de coco, iogurtes e achocolatados são ótimas opções.
 - Pães tipo bisnaguinhas, pão integral, cenoura, batata, milho, sanduíches saudáveis;
 - Opções de recheios: queijos ( dar preferência  para  o queijo branco), geleias de frutas, requeijão, frios como: presuntos (sem capa de gordura), blanquet, peito de peru.
 - Evitar ao máximo: refrigerantes, biscoitos recheados e waffer, salgadinhos, hambúrgueres, bolos industrializados, chocolates, balas e chicletes.
-Incentive desde cedo a experimentar as fruta, uma boa opção para levar é uva, melão, banana, maçã, pera, nectarina.
- Não colocar o pacote inteiro de biscoitos no dia em que a criança for levar o biscoito, 4 unidades é o suficiente.
 - Cuidado com lanches que vão queijos, frios, requeijão ou mesmo evitar levar iogurtes ou produtos que necessitam de refrigeração. São alimentos fáceis de estragar e dificilmente as escolas tem um refrigerador para armazenar o lanche, leve-os em lancheira  térmica com bolsa de gelo, mas cuidado a bolsa vai aguentar por volta de 2 horas.Caso o lanche  foi preparado de manhã e vá ser consumido a tarde, não dá para arriscar com frios e iogurtes
- Quando for biscoitos ou bolachas não deve colocar na lancheira o pacote inteiro. Sempre separa as porções de 4 a 5 biscoitos para não correr o risco de a criança passar da quantidade adequada;
-Orientar a criança quando ela for consumir salgados da cantina, escolher os assados e evitar as massas folhadas.
- Sempre coloque uma garrafinha de água na mochila. As crianças esquecem-se de beber água.
- Os achocolatados possuem muita gordura e açúcar. Evite colocá-los todos os dias na lancheira.
.A maioria das mães não tem tempo para preparar um bolinho integral ou preparar um suco natural pela manhã.
Quando for ao mercado de preferência aos biscoitos com as menores quantidades de gordura e de açúcar possíveis.
Bolinhos com recheio e cobertura devem ser evitados, pois geralmente contêm gordura trans.
Escolha os sucos de caixinha sem adição de açúcar e conservantes.
 Prefira alimentos com menor teor de sódio.
Os horários e rotina são fundamentais para construção de bons hábitos alimentares, pois estes estão relacionadas ao processo de educação. Comemos por fome, também comemos por ansiedade, por consolo ou recompensa, uma infinidade de emoções e associações estabelecidas ao longo de nossas vivências. 
As crianças que estudam de manhã não devem ir para escola em jejum.Estudo mostram que o jejum provocam sonolência, falta de atenção podendo levar a mal estar e desmaios.
O correto é que o estudante ingira no mínimo: uma fonte de cálcio e proteína que pode ser o leite, o carboidrato que pode ser na forma de cereal e uma fonte de fibras que é a fruta.
Já as criança que estudam na parte da tarde devem almoçar antes de irem para a escola.Segue sugestão:
Arroz,feijão, filé de frango, salada de alface e beterraba, suco de laranja e  de sobremesa melancia.
O cardápio equilibrado em casa e na escola é fundamental e deve ser incentivada.
 Observa-se que os primeiros anos de vida são ideais para fornecer informações sobre nutrição e promover atitudes positivas em relação aos alimentos, pois a medida que crescemos adquirimos novos conhecimentos e conceitos, dificultando a mudança dos hábitos alimentares.
Vários ambientes como: familiar, a mídia, os  amigos o fast food vão influenciar a ingestão alimentar na infância. Os pais devem estar cientes dos problemas decorrentes de hábitos alimentares errôneos, pois ele vão contribuir para obesidade, deficiência de crescimento e desenvolvimento, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário