domingo, 3 de março de 2013

COMO COMBATER O COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS NO SANGUE


Uma vida saudável é uma  forma de prevenção e controle dos problemas relacionados com o colesterol.
Atividade física no mínimo 3 vezes por semana, não fumar, manter o peso ideal , melhoraram  a relação HDL/LDL do colesterol e o nível de triglicerídeos no sangue.
A obesidade aumenta os níveis do colesterol, sobrecarrega o coração e aumenta o risco de hipertensão e de diabetes.
Um levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) mostrou que o colesterol alto afeta 40% da população do Brasil. Cerca de 77 milhões de brasileiros têm níveis de colesterol em níveis perigosos .O colesterol elevado é um dos principais fatores associados a doenças cardiovasculares. Por ano, essas doenças matam 320 mil brasileiros. O estudo da SBC tem base em dados coletados nos últimos 12 meses, com dez mil pessoas em todos os estados brasileiros.
 “Um levantamento realizado pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, faz um alerta aos pais: cerca de 30% das crianças e adolescentes com histórico familiar de cardiopatias têm colesterol total elevado. O estudo também mostrou que, do total de 100 jovens avaliados na unidade, com idades entre 5 e 17 anos, 8% apresentavam uma quantidade de LDL aumentado, enquanto 45% apresentavam uma quantidade de HDL abaixo do necessário”
Um alerta foiemitido aos homens pelo Hospital do Coração (HCor): 42,4% (1.254) dos 2.957 pacientes do sexo masculino atendidos nos últimos três anos, com idade entre 30 e 55 anos, estão com colesterol LDL elevado. O aparecimento de doenças coronárias está ligado ao excesso da substância.
O grupo apresentou colesterol LDL maior ou igual a 130mg/dL quando o recomendado é 100mg/dL. Entre as mulheres, a taxa de colesterol elevado foi de 22,4%.
 O colesterol é um esterol (uma combinação de esteróide e álcool), um lipídio encontrado nas membranas celulares de todos os tecidos do corpo humano, que é transportado no plasma sanguíneo.
O colesterol é uma gordura essencial para o bom funcionamento do organismo. É responsável pela estrutura das células que compõem o corpo, pela reprodução e pelo crescimento. 
A alimentação gordurosa, a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans é um dos principais fatores da elevação dos níveis de colesterol ruim. 
O LDL-c é o colesterol ruim. Em níveis elevados pode ser fatal, pois ele adere à parede das artérias formando placas e dificultando a passagem do sangue, causando a aterosclerose, este mecanismo é piorado pelo hábito de fumar. As consequências são dores no peito (angina) e infarto, podendo provocar também isquemias ou derrame cerebral (AVC).
O HDL-c é colesterol bom, que ajuda a remover o LDL-c do organismo e protege as artérias do coração.
Normalmente, o nível elevado de colesterol ruim não provoca sintomas e os riscos aumentam ainda mais quando estão altos os níveis de triglicérides, gorduras que vêm dos alimentos e servem como fonte de energia para o organismo
Há algumas atitudes que podemos tomar no nosso dia a dia que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e de triglicérides. Prefira alimentos leves e com baixo teor de gordura, como frutas e vegetais, aves sem pele, peixes, leites e derivados desnatados. Evite frituras, excesso de carnes vermelhas e gordurosas, embutidos e refrigerantes.
Não é só uma dieta com muita gordura que causa um aumento no nível de triglicerídeos.
 O excesso de carboidratos (especialmente açúcares) e calorias em geral faz a concentração de triglicerídeos no corpo aumentar.
Triglicérides são a forma de armazenamento energético mais importante no organismo, constituindo depósitos no tecido adiposo no tecido muscular. Porém, o excesso de gordura na alimentação pode ser bastante prejudicial à saúde.
Um nível elevado de triglicerídeos pode ser consequência de outras desordens, como diabetes não controlada, por exemplo.
Além de aumentar os riscos de doenças do coração, níveis muito altos de triglicerídeos podem causar pancreatite e  depósitos de gordura na pele chamados xantomas.
 Alimentos que auxiliam na redução do colesterol a triglicérides:
Abacate:
 Abacate também beneficia o combate ao colesterol alto, pois é rico em gordura monoinsaturada, que auxilia nas taxas do HDL, o colesterol “bom”.
Alho e Cebola:
Importantes para o combate do colesterol alto, pois o alho possui compostos sulfurados, que reduzem a pressão arterial e as taxas de LDL e também impedem que o colesterol grude nas paredes das artérias. Já a cebola diminui a obstrução dos vasos sanguíneos e a formação de placas de gorduras. 
Aveia e cevada:
Alimento rico em fibras solúveis, as quais impedem o colesterol ruim de chegar a corrente sanguínea. Aveia e cevada são ricas em beta glucana e auxilia em  a manter o nível glicêmico ,  além de prevenir o excesso de colesterol.
 Azeite de Oliva:
 Possui  ácidos graxos monoinsaturados, que não aumentam as taxas de LDL e ainda ajuda a aumentar consideravelmente os níveis de HDL, o azeite possui os compostos fenólicos que evitam a oxidação do colesterol, um fato que propicia a formação das placas de gordura. 
 -Frutas,  legumes, lentilha, feijão, ervilha são excelentes fontes de fibras solúveis. As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, aumentam o tempo de trânsito intestinal, retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol plasmático.
 Linhaça:
 Por conter grande quantidade de ômega 3, auxilia no combate ao colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL).
 Oleaginosas: 
Contém gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o bom funcionamento das artérias e, evitando assim,doenças cardiovasculares, as fontes são: nozes, castanhas, amendoins,amêndoas, avelãs.
 Suco de Uva:
 O suco de uva natural possue o resveratrol. Essa substância ajuda na redução do colesterol e ainda tem função oxidante. O resveratrol não é exclusivo do vinho, pois o suco de uva natural também tem.
 Peixes de águas frias, frutos do mar, salmão, semente de linhaça são ricos em  Ômega 3 e aumentam o colesterol bom (HDL plasmático),e diminuem dos triglicerídeos e o colesterol ruim (LDL). Evita a formação de coágulos e diminui a pressão sanguínea, o que auxilia também na 

Nenhum comentário:

Postar um comentário