sábado, 8 de junho de 2013

Intolerância a Lactose o que posso comer?

 A lactose está presente no leite e derivados. É formada pela galactose e a glicose, dois açúcares mais simples classificada como um dissacarídeo.
Para que os dissacarídeos sejam devidamente aproveitados pelo organismo, eles precisam ser quebrados pela enzima lactase em monossacarídeos.
 A intolerância à lactose acontece quando há uma diminuição na quantidade da enzima lactase, resultando numa inabilidade do organismo para digerir o açúcar do leite, a lactose.
Se a lactose não for digerida é fermentada no intestino grosso e  há a produção de ácido láctico e gases como o gás carbônico e hidrogênio.
A lactose presente no intestino grosso aumenta a pressão osmótica do intestino, dando origem à sintomas como diarreia e excesso de gases.
Como os problemas de intolerância à lactose são decorrentes da inabilidade de digestão da lactose e não são todas as pessoas que desenvolvem sintomas.
As que desenvolvem podem apresentar náusea, gases, diarréias, dores abdominais, cólicas geralmente começando entre 30 minutos até 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham lactose.
A severidade dos sintomas depende da quantidade de lactose que a pessoa pode tolerar. A intolerância à lactose não desenvolve uma alergia ao leite já que a lactose é um açúcar e não uma proteína.
 No primeiro ano de vida, a criança pode ter uma deficiência temporária de lactose, devido à morte das células intestinais produtoras de lactose quando há uma diarreia persistente.
Durante o crescimento, a produção da enzima lactose diminui gradativamente e essa perda da enzima é entendida como um fator da evolução que pesa em favor do desmame.
Quando a lactose não é digerida, ela passa pelos intestinos e pode causar edemas e irritações que dificultam a absorção de vitaminas e minerais. Quanto mais lactose é consumida, piores são os sintomas.
A deficiência primária em lactase é um problema que dura a vida inteira, sendo necessário substituir o leite e seus derivados na dieta, a“temporária”, que se manifesta quando o organismo do bebê ainda não está “maduro” o suficiente para assimilar grandes doses de lactose. Este tipo de deficiência tende a desaparecer com a idade.
Para identificar e tratar à intolerância a lactose é necessário  a realização de exames e o diagnóstico do médico. O tratamento de intolerância a lactose baseia-se na determinação do um nível de tolerância.
Vários tipos de exames podem ser realizados: pode-se medir o pH fecal, fazer o teste oral de tolerância à lactose para medir a quantidade de hidrogênio expirado e pesquisar substâncias nas fezes, etc.

Alimentos proibidos:

São vários os alimentos que utilizam o leite na sua fabricação. As pessoas que tem intolerância à lactose devem sempre ler o rótulo do alimento, para saber se existe algum derivado do leite como o coalho, o soro do leite ou leite.
Os alimentos que geralmente contêm leite são: pão de leite, bisnaguinha, bolos, cereais processados; purê de batatas, sopas cremosas industrializadas, margarina; queijo, requeijão, iogurte carnes ao molho, molhos de salada; doces de leite, misturas para panquecas, biscoitos, e bolachas etc.
                        
Alimentos permitidos para pessoas com moderada ou leve restrição a lactose:

-Leite fermentados e leite com baixa quantidade de lactose.
-Achocolatados

Alimentos permitidos:

 -Carnes, vegetais, frutas, gorduras, óleos, açúcares.
- Grupo dos pães, massas e cereais que não tenha leite e seus derivados na composição.
-Tofú, bebidas de soja, leite de soja, queijo minas, iogurte e cottage zero lactose
-A marca Vitao e Jasmim, Liane, etc, fabricam alguns produtos sem lactose, mas é importante sempre ler o rótulo.
-Alfarroba
-Creme vegetal soya lanche, becel
-Bebida vegetal de arroz
-Geléia, sucos, oleaginosas, leguminosas.

Para compensar o consumo de cálcio deve-se consumir vegetais de cor verde escura : mostarda, couve, couve, rúcula, aipo, brócolis, erva-doce, repolho, abobrinha, feijão verde, couve de Bruxelas, feijão preto,feijão, feijão branco, grão de bico branco, ervilhas, salmão, tofu, sardinha, amêndoas, sementes de gergelim, bebidas e alimentos enriquecidos com o cálcio.
A intolerância a lactose não é uma doença, mas uma deficiência do organismo, ela pode ser facilmente controlada, permitido que a se tenha uma vida saudável.
                                         









22 comentários:

  1. Tenho intolerancia à lactose e descobri esta semana através do exame de sangue. Estou com uma dúvida - se tenho que observer nas embalagens a quantidade de carboidratos, isto quer dizer que não posso comer batata, arroz e macarrão, por exemplo, pois eles possuem carboidratos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é o carboidratos dos alimentos e sim a lactose( o açúcar do leite) que contém alguns alimentos

      Excluir
  2. Descobri que minha mãe tem intolerância à lactose ela acordou de madrugada com a linguá pra fora tão inchada como se fosse a linguá de boi ela ficou internada e quando tiver alta vou ter que fazer compras para casa da minha mãe. Estou com uma dúvida - se tenho que observer nas embalagens a quantidade de carboidratos, isto quer dizer que não posso comer batata, arroz e macarrão, por exemplo, pois eles possuem carboidratos?

    ResponderExcluir
  3. MEU FILHO TEM INTOLERANCIA A LACTOSE ELE TEM 1 ANO E 9 MESES
    O QUE DEVO DAR PRA ELE COME?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria d saber s tenho q suspender arroz,café, carne etc??

    ResponderExcluir
  5. Lactose é um acucar do leite e nao carboidratos,arroz nao tem leite,cafe nao tem leite,carne nao tem leite...proibidos sao os DERIVADOS DO LEITE

    ResponderExcluir
  6. Gente, façam a soma!
    Intolerância a Lactose = Leite, e seus derivados. Ou seja, tudo que leve leite na fabricação do produto. A carne vem da vaca, mas não vem com leite (haha). E feijão não tem leite, mas se vc por algum derivado, como o requeijão, ai já é um outro assunto...

    ResponderExcluir
  7. Tenho44 anos,descobri agora que tenho intolerância a lactose,é normal ter intolerância nessa idade,e quais são os metodos pra a melhora ou tem cura,remédios
    Obrigada Lurdes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A intolerância pode ocorrer em qualquer fase da vida

      Excluir
    3. Você deve estar confundindo com alergia Lurdes que e mais comum na infância. Alergia é uma resposta imune, já a intolerância acontece quando há uma diminuição na quantidade da enzima lactase que é responsável em digerir o açúcar do leite, a lactose. Por isso à princípio temos que fazer uma dieta pobre em leite e seus derivados.

      Excluir
  8. Eu também descobrir que tenho mais já sei o que devo comer e beber boa sorte 🍀 para todos

    ResponderExcluir
  9. precisa ler as bulas dos remédios, muitos tem lactose, muitos médicos receitam.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Perdi 10 kilos ja com essa doença....passo muito mal vómito. Diarreia.so deus!

    ResponderExcluir
  12. Meu filho tem intolerância a lactose, ele pode comer mandioca ?Ele ainda nao passou pela nutricionista, ainda nao sei o que ele pode comer😰

    ResponderExcluir
  13. Posso comer batata ruffles?tenho intorencia a lactoaw

    ResponderExcluir
  14. Olá tenho 32 anos descobre à 6 mêses tenho muita urticária e agora apele está seca já fiz o tratamento de 3 mêses não como mas nada de derivados do leite mas a urticária continua por que será me ajude tirar essa dúvida.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Tenhi intolerância à lactose tatiane Ingrid

    ResponderExcluir